23/08/2010

TRANSTORNO DE PÂNICO E EXERCÍCIO FÍSICO

DIMINUINDO OS SINTOMAS DE PACIENTES COM TRANSTORNOS DE PÂNICO ATRAVÉS DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

um ataque de pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofe eminente. Durante esses ataques, estão presentes sintomas, tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de “ficar louco” ou perder o controle. O transtorno do pânico representa um problema importante de saúde mental na sociedade, seus sintomas (taquicardia, tremores, sudorese, náuseas, tensão muscular) parecem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.


Segundo Klein (1993), existem dois tipos clínicos diferentes de ataques de pânico, com e sem a presença de dispnéia e sensação de sufocação. O primeiro seria mais encontrado nos ataques espontâneos, precipitado seletivamente por lactato, CO2, isoproterenol e bicarbonato, e seria devido a um falso alarme de um sistema de defesa contra asfixia e sufocação.

O segundo seria mais semelhante ao medo e a outros estados ansiosos, mais freqüente nos ataques situacionais, associado a manifestações inespecíficas de estresse, com ativação do eixo hipotálamo-hipófise supra-renal e elevação de cortisol, e precipitado por agentes não seletivos como cafeína, ioimbina, mCPP e agonistas inversos de receptores de benzodiazepinas.

Para Araújo (2007) as causas/ fatores que podem desencadear o TP podem ser: genéticos, ambientais, experiência de vida com caráter sofrido durante o desenvolvimento da personalidade e, mais decorrente em mulheres maiores de 18 anos.

Os benefícios da AF para transtornos psiquiátricos vêm sendo estudados, porém a influência de fatores como a intensidade, duração e o tipo de exercício ou ainda a combinação entre eles sobre os aspectos psicológicos necessitam de estudos mais rigorosos. (MELLO, 2005)


Florêncio et.al. (2009) em um estudo de caso concluiu (como mostra a tabela I) que num programa de 3 meses no formato de circuito na musculação a paciente demonstrou melhora na sua pressão arterial e na sintomalogia no TP.



Sintomalogia Início do Estudo Após 8 Semanas

                           antes - depois

Falta de Ar ou Asfixia 2 - 0

Sufocamento 2 - 0

Palpitação 3 - 0

Desconforto No Peito 2 - 0

Sudorese 1 - 0

Vertigem 1 - 0

Náusea 0 - 0

Despersonalização 2 - 0

Parestesia 1 - 0

Ondas de Calor 3 - 0

Tremores 3  - 0

Medo de Morrer 3 - 0

Medo de Perder o Controle 3 - 0

Ainda neste estudo Mello MT (2007) cita:

“A atividade física sistematizada pode acarretar diversos benefícios tanto na esfera física quanto na mental do ser humano, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Evidenciando os benefícios da atividade física aeróbica para a síndrome do pânico. Em relação às atividades físicas de predominância anaeróbica, ainda não há consistência entre os estudos encontrados, talvez em decorrência das variações metodológicas”.




Um comentário: