06/08/2010

EXERCÍCIO AERÓBICO ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO ?

EXERCÍCIO A6ERÓBICO ANTES OU DEPOIS DO TREINAMENTO DE FORÇA?

Muito se sabe soube exercícios físicos e seus benefícios, dentre eles o emagrecimento. Porém, a ordem, intensidade, recuperação e outras tantas variantes do exercício interferem diretamente no sucesso ou não de seu programa.
Bioquimicamente, uma molécula de glicose (C6H1206) é o acesso mais rápido e fácil que a célula muscular ou fibra muscular tem para produzir a energia necessária para a contração muscular. Um ácido graxo (palmítico ou esteárico) é uma molécula mais "pesada" com mais cadeias de carbono (16 e 18 carbonos respectivamente) segundo  e leva mais tempo pra ser quebrada e virar energia, em contrapartida gera mais energia quando comparada a molécula de glicose. (vide tabela ácidos graxos: http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioquímica/Ácidos_gordos)
Pois bem, durante o exercício de moderada a alta intensidade o nosso sistema energético prioriza a metabolização da glicose, pois precisa de energia em alta demanda para manter o indivíduo no exercício. Quando submetemos nosso corpo a um trabalho de 50’ de esteira com uma freqüência cardíaca entre 55 a 70% FCmáx. estaremos provavelmente após os primeiros 20’ metabolizando ácidos graxos. Por outro lado quando submetemos nosso corpo a uma sessão de exercícios de treinamento de força (musculação) provavelmente estando entre 60 a 80% aproximadamente da carga máxima, com recuperações adequadas para a reposição do glicogênio, estarmos priorizando o carboidrato como protagonista da produção do movimento. A questão é: Podemos melhorar o processo de “queima de gordura” mudando a seqüência dos dois blocos? (musculação e aeróbico). A resposta é: Depende. Depende de muitas variantes, mas alguns são a favor do treinamento de força antes do aeróbico para depletar os estoques de carboidrato e priorizar o ácido graxo no exercício aeróbico posteriormente. Porém entra-se aí outra questão: temos o carboidrato disponível pela nossa alimentação e pelo fígado por um processo que chamamos de gliconeogenese (nova glicose) onde o fígado recebe o produto final da queima da glicose intracelular (piruvato) e gera uma nova glicose que será enviada para a corrente sanguínea. Em indivíduos treinados ou altamente treinados o mecanismo deste processo (gliconeogenese) é mais eficaz e mais rápido a ponto de depois de uma sessão de treinamento de força a glicose plasmática aumentar em comparação ao início do exercício o que não provocaria o efeito dito anteriormente na metabolização de ácidos graxos no exercício aeróbico.
Portanto não é tão simples dizer: “-Faça esteira antes ou depois da musculação” sem considerar essas variantes e características mencionadas aqui.

Um comentário:

  1. Olá prof. Ricardo!

    Cheguei até aqui através do blog Psicocintia. Muito legal o seu espaço também. Aqui em casa é meu marido quem gosta de musculação, eu prefiro fazer caminhadas sozinha, pois posso andar bem rápido e não perco o ritmo. Não suporto academia, ficar presa, minha mente vai à mil. Meu marido comprou, já tem algum tempo, o livro A Dieta do Abdomem, seguiu a alimentação recomendada lá e emagreceu bem. É realmente muito bom. Eu sigo, meio por cima, mas já deu pra perceber que o que não pode é ficar período longo sem comer alguma coisa saudável, né?

    Sucesso com o seu trabalho, Deus te abençoe.

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)

    Meu blog http://blogdosultimos.blogspot.com

    Site do meu marido, artista plástico nas horas vagas (está desatualizado já tem um tempo, mas é um hobby do qual ele gosta muito e fica feliz em compartilhar o pouco que aprendeu): www.esculpir.com

    ResponderExcluir